Seguidores

4

A importância do auto conhecimento

O fortalecimento do ser humano a partir do conhecimento do seu interior.
O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.
Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda ser utilizado de forma a obter futura recomposição. Ela também consegue permanecer equilibrada em casos de fatores externos como críticas, perda de emprego, término de relacionamento e outros que vulneram o emocional. O conhecimento de si próprio não dá prioridade a opiniões ou respostas e sim estimula seus fatores positivos a detectar os negativos a fim de modificá-los favoravelmente.
Pode-se buscar o autoconhecimento a partir da detecção dos defeitos e qualidades, sendo esses externos (corporais) e internos (emocionais). O equilíbrio entre os fatores internos e externos deve ser buscado para que não haja espaço para manipulação e fragilidade. Também pode haver reflexão de vida, analisando o comportamento obtido até então e as atitudes tomadas para que se consiga detectar maus atos e comportamentos, a fim de que não mais ocorram.
 
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola

4 comentários:

Canal da Alessandra disse...

Oie bom dia, legal esse auto conhecimento, eu sou bem positiva sabe, sei que tenho defeitos internos e externos, mas parece que quando estamos na TPM isso se acentua, é como se eu passasse o tempo todo sem saber que tenho defeitos e feliz, mas quando vem a TPM, ao contrário de outras mulheres que ficam nervosa eu fico sensível e chorona rsrsrsr, mas reconheço isso! beijinhos

ARTErapia,Joaquim disse...

Querida sou sua admiradora mas nem imaginava que inda não te seguia,parabéns por tudo o que você faz Deus esteja sempre te protegendo e ajudando ,beijos da sua mais nova seguidora!

Art n Crochet disse...

Olá Hildi.
Mt interessante essa sua postagem. Percebemos que a solução de mts problemas está em nós mesmos. Infelizmente esse auto controle é mais difícil que se imagina.

Vim te convidar para meus sorteios:

http://artncrochet.blogspot.com.br/2013/03/novo-sorteio-artncrochet-big-artes.html

http://dinhapontocruz.blogspot.com.br/2013/02/sorteio-dinha-ponto-cruz-artincrochet.html

Bjs.

Suelyy Crochê disse...

oi amiga ate que em fim consegui entra no seu blog obrigada pela visita amo seus trabalhos tambem já sou sua seguidora sucesso

Postar um comentário

"OBRIGADO MINHAS AMADAS,O COMENTÁRIO DE CADA UMA DE VOCÊS
É MUITO IMPORTANTE PARA MIN "